20070616

Sonhos recorrentes

Uma das coisas mais legais que me acontecem são uns sonhos que costumo ter esporádicamente... a maior parte dos sonhos ou me lembro inteiro, ao acordar, ou vou lembrando aos poucos, ao longo do dia, ou simplesmente lembro alguma coisa, mas não me interesso em buscar não-sei-onde na memória pelo resto.

Enfim, de ontem para hoje tive mais um sonho recorrente. Costumo ter uns 3 ou 4 "tipos" de sonho recorrente... quando eu era bem mais novo eu sonhava que do nada começava a flutuar, daí eu podia sair voando por aí e nunca mais tocar no chão... era meio assustador, mas não tenho mais desses. Um outro sempre se passa ou dentro ou nos arredores de alguma construção gigantesca onde ou eu tenho que sair ou entrar, é sempre meio labiríntico e tem quase sempre algum perigo que vai se expandindo, como fogo, cachorros ferozes ou psicopatas assassinos. O terceiro tipo se misturou com o quarto nesse último.

O terceiro tipo é quando eu, no sonho, já estou ou estou indo tirar férias em algum lugar distante, mas sempre cheio de gente e quase sempre com gente "conhecida" - apesar de eu nunca ter visto antes... e sempre essas férias acabam se estendendo mais do que o "planejado" e eu fico com "dificuldades" de sair das férias (não que não seja bom!).

O quarto tipo é quando eu tenho sonhos sobre lugares muito esquisitos e poderes paranormais ou fantásticos (esses dois sempre juntos). Os lugares são "esquisitos" porque eles "existem", como nome se referem a algum lugar "real" (do nosso mundo), ou então eu simplesmente "sei" que estou no "bairro tal" por exemplo. Mas é esquisito porque justamente nada está de acordo com a realidade, apesar de existir algum tipo de relação com cada detalhe do lugar real de referência.

Então, nesse último sonho eu estava de férias num hotel que parecia uma mistura de shopping center com hiper-mercado, com um enorme estacionamento na frente. Os quartos eram bem simples - só um quarto, uma janela e banheiro, cozinha comunitária para cada ala. Eu conhecia uma ou duas figuras por lá, um é um cara esquisito, que não conversa muito, mas troca alguma coisa comigo, revistas eu acho. E outra é uma garota que sempre aparece nesses sonhos de férias e sempre aparece quando eu "tenho que ir embora", apesar de eu sempre ficar um tempo a mais no hotel, geralmente aparece mais gente junto com ela, que eu deveria conhecer e que lembram de mim, mas eu sou péssimo para memorizar nome (e feição nos sonhos também) dos outros.

Enfim, não é nunca nada demais, apenas eu curtindo férias, interagindo com os outros hóspedes, às vezes há algum mistério para resolver, sempre com um clima noir, mas são coisas triviais, tipo "sumiram as compras do hóspede X que estavam no carro"... quase sempre eu tenho que ir na administração e quase nunca há gente lá que ajude muito. Eu uso o tempo das férias principalmente para descansar, mas também faço coisas que gosto, como compor músicas no violão, desenhar ou escrever e ler. E sempre me pedem para ajudar nos tais mistérios... e eu sempre me enrolo para ir embora.

Fazendo uma relação com a vida real, esses sonhos costumam acontecer com uma freqüência tipo 1 ou 2 vezes ao ano e quase sempre é quando estou de saco cheio com minha situação atual - a qual no momento eu com certeza estou. aliás, uma opção atual que estou considerando é ir pra Itália, lugar que tem a ver com a segunda parte do sonho.

Então, eu saio das férias finalmente e volto pra faculdade (ah! outro tema recorrente - sempre voltando pra escola ou pra faculdade, ainda bem que não no CA), daí descubro uma tal bolsa de intercâmbio pra Itália, onde por acaso estou querendo ir, e acabo indo. Chegando lá a primeira coisa que fazemos, com o grupo de intercâmbio é visitar alguma praça de Roma (que eu nunca fui e não conheço muito) onde tem - no sonho - um "lugar recorrente" debaixo de uma praça cheia de estátuas em mármore.

Um "lugar recorrente" é um lugar que sempre aparece em qualquer sonho recorrente e até nos que não são e, no meu caso, é um lugar que se chega através de escadas (que estão sempre quase escuras) e que não é muito visitado (por variados motivos). É sempre o mesmo lugar, especificamente, porque lá se encontra alguma coisa (sempre varia) que faz "ativar" alguma mudança nas pessoas - que sempre são eu mais um grupo, de no mínimo mais um. E essa mudança sempre tem um "preço" - é uma espécie de "poder especial" (muitas vezes ridículo) que "cobra" que seja completada uma tarefa inacabada por outras pessoas no passado.

E lá estou eu na "Itália", debaixo de uma praça de estátuas, num lugar cavernoso com mais estátuas e dois amigos da faculdade, tendo que resolver um problema absurdo num lugar frio e sabendo que teríamos que voltar pra casa dentro de um tempo que não lembro qual - um mês acho. O meu "poder especial" dessa vez eu não lembro direito, mas devia ser clarividência - algo como saber onde alguma coisa está, contanto que eu soubesse alguma outra coisa sobre essa coisa, mas não lembro desse detalhe.

O problema era: conseguir levar as estátuas que estavam no tal lugar subterrâneo para a superfície, só que devia ser feito sem ninguém ver, sei lá por quê. Aliás, a parte onde eu percebo esses "propósitos" é sempre tão sem-sentido que eu nem tento mais decifrar... apenas aceito e pronto. Dessa vez eu não consegui "resolver" o problema e o sonho terminou porque acordei com o telefone tocando e o sonho não "voltou" - iniciou um outro chato, daí eu acordei. heheh

O estranho dessa vez foi que tive dois sonhos recorrentes um seguido do outro, direto... interessante. Mas esses de super-poderes e lugares estranhos são os "mais comuns", aliás, acho que são uma extensão desses onde eu flutuava e não voltava, já que eles pararam... eles geralmente começam com um vôo ou uma visão superior de algum lugar, não necessariamente comigo voando "sozinho" (tipo, sem avião). ; ]

Outro sonho que eu tinha antigamente eram sonhos "de terror", onde eu ia visitar lugares que eu conhecia e daí saía em busca do desconhecido - algo que eu realmente fazia quando era moleque - o esquema é que eu encontrava o desconhecido e me arrependia depois... huahahahah... sempre tinha monstros naquela casinha no meio do mato. Esse tipo também parou... mas agora tenho esses dos prédios gigantes e perigos iminentes. Realmente, gosto mais de suspense que de terror ultimamente.

Sabe, eu durmo bastante... a noite mesmo, não de dia! e esses sonhos me passam tanto uma certa energia que eu gosto com uma ansiedade que não é nada agradável. Se eu tiver mais tempo e mais sonhos que eu for lembrando talvez eu escreva mais sobre eles aqui. Eu gosto do assunto. Já até participei de um projeto online de algum grupo numa universidade nos EUA que estudavam especificamente o assunto de sonhos recorrentes, mas nunca obtive respostas dos estudos que fizeram e perdi contato também.

Outro tipo de sonho que tenho, só que muito mais raro, são os sonhos "vívidos", mas esses me deixam cansado... e quando eu estou tendo um desses geralmente eu escolho ir dormir depois de um tempo - dentro do sonho. E, acreditem, eu tenho um sonho duplo. huehehehe

1 Comments:

Anonymous Emerson said...

Curioso. Também tenho esses sonhos recorrentes com esses locais familiares mas que na realidade são diferentes. Nessa cidade há uma praça muito grande, com uma banca de revistas em seu início. Não sei porque mas associo esse local a Recife. Há também uma rua pequena com uma grande livraria, onde, num dia que eu estava ajudando as pessoas da livraria com umas caixas, houve um tumulto na rua (não lembro mais os detalhes). Hoje mesmo sonhei com uma espécie de sauna mista/bordel que foi fechada nessa cidade e acordei pensando nisso, como se lembrasse do lugar real... mas descobri que esse local não existe, mas tinha sido um sonho anterior. Há anos que sonho com essa cidade, e ela parece evoluir com o tempo.

07 julho, 2009 11:47  

Postar um comentário

<< Home