20051129

É mais forte quem sabe mentir

Falar de coisas opostas à mentira pode parecer sem sentido, já que a verdade parece ser algo que buscamos com algum afinco... o que faz da mentira um perdedor automático em frases de efeito. Mas "por quê é mais forte quem sabe mentir?" como perguntava Renato Russo.

Sei lá, mas é verdade. Mentir bem é tão difícil quanto falar a verdade, e, em alguns casos, saber mentir te livra de muitos problemas... o que não acontece tanto quando se fala a verdade.

Enfim, quase tudo que temos por aí hoje é baseado na mentira... Eis uma frase de efeito. Será ela uma mentira? Se for, será ela uma mentira inocente - a do tipo que falamos para aumentar nossa moral e que não tem muito mais efeitos além disso, como "a felicidade está à nossa frente"; uma mentira plantada - uma que o autor sabe ser mentira, mas a passa como verdade mesmo assim, por motivos que só ele sabe, no meu caso, talvez, mostrar esse text; ou uma ilusão - o pior tipo de mentira, aquela que nos parece verdadeira, e que passamos como sendo verdadeira, devido a nossa ignorância?

Além de tanta mentira que pode ser, também poderia ser verdade. Mais simples. Só há uma verdade. Fato. Ou não? Ilusão? Adorável paranóia.

É fato que muitas pessoas quando estão negociando o que seja, seja como vendedores querendo empurrar um produto, ou como consumidores querendo fazer valer seus direitos, enfim, quando as pessoas negociam, elas mentem. E mentem para ver seus pontos serem atendidos não somente o mais rápido possível, como também com o mínimo de gasto possível, tanto em dinheiro, como em tempo ou em dor-de-cabeça.

Mas é sempre com a verdade que se cativa clientes e se constrói relações mais estáveis. E é sempre com a verdade que te passam para trás em uma negociação. Cativar clientes ou construir relações são uma espécie de negociação, se for permitido pensar mais abstratamente.

No fim, não chego a nenhuma conclusão... A mentira pode ser inocente e até boa. A verdade pode fazer sofrer, ou não. A felicidade está à nossa frente. E deveríamos vir com manual de instruções com detalhes técnicos sobre esse problema de verdade ou mentira.

"A riqueza verdadeira é idéia mais energia." - Bucky Fuller

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home